Mesmo com chuvas, Cantareira ainda opera no Volume Morto

Com a chuva, o nível do Sistema Cantareira passou de 19,3% no domingo (5) para 19,4% nesta segunda-feira (6), de acordo com a medição feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De domingo (5) para segunda (6) choveu 9,3 milímetros (mm), elevando a pluviometria acumulada no mês a 9,4 mm. A média histórica para o período é 89,8 mm.

Reserva técnica do sistema cantareira

Segundo a Sabesp, no Sistema Alto Cotia o índice ficou igual ao de domingo em 64,8%. O Alto Tietê também ficou estável em 22,3%. O Sistema Guarapiranga caiu de 84,6% para 84,3%. O Rio Claro teve queda de 42,8% para 42,6% e o Rio Grande caiu de 96,3% para 96,1%.

Apesar do contínuo aumento verificado na quantidade armazenada das últimas semanas, os reservatórios ainda operam com o volume morto, reserva técnica que precisa ser bombeada.

O nível das represas precisa subir 10 pontos percentuais para atingir o volume útil. Este era o nível em 16 de maio do ano passado, quando houve esgotamento dos reservatórios. A partir daí, os consumidores abastecidos pelo Cantareira passaram a receber água do volume morto. O uso das reservas representou acréscimo de 182,5 bilhões de litros (18,5% do total) na capacidade do sistema.

Com agências