Deputado cobra investigação sobre quem mandou soltar ratos em CPI 

O deputado Jorge Solla (PT-BA) deu entrada na manhã desta quinta-feira (9) com requerimentos na Mesa Diretora da Câmara e da CPI da Petrobras cobrando informações para investigar a autoria intelectual de ato criminoso em que uma caixa com ratos foi aberta no plenário da CPI. O funcionário Márcio Martins de Oliveira, lotado na segunda vice-presidência, foi demitido após ser preso em flagrante.

Deputado cobra investigação sobre quem mandou soltar ratos em CPI - Agência Câmara

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), designado líder do PT junto à CPI da Petrobras, também quer saber quem colaborou com o ato. Ele informou à comissão que vai solicitar imagens de quarta-feira (7) e desta quinta do circuito interno de TV da Câmara dos Deputados para saber como os roedores soltos no início do depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entraram na Casa.

Solla colocou em suspeita a atitude do deputado Delegado Waldir (PSDB-GO). "É de se investigar a atitude do deputado, que de forma acintosa chamou a atenção da Polícia Legislativa para si, o que criou a oportunidade para que o autor da ação criminosa pudesse entrar no plenário e soltar os ratos. Com o circo montado, ele foi o primeiro a debochar, com ratos nas mãos", observou Solla.

Nos requerimentos, o deputado ressalta que, se comprovada a autoria intelectual por algum parlamentar, o caso deve gerar punições dentro da Câmara. "A ação criminosa que debocha e desmoraliza este parlamento tem de ser apurada e os autores, punidos”, alerta Solla.

E acrescenta que “no momento em que o Congresso sofre com descrédito diante da população, atitudes como esta – caso comprovada a autoria intelectual de parlamentares – advogam contra o conjunto dos deputados. O envolvimento deste gênero numa ação como esta é passível, inclusive, de abertura de processo de quebra de decoro parlamentar", disse.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Jorge Solla