Senado: Figueiredo é aprovado novo embaixador do Brasil nos EUA

O plenário do Senado aprovou a indicação da presidenta Dilma Rousseff para que o ex-ministro de Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo assuma o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A indicação foi aprovada com 63 votos a favor, 3 contra e 1 abstenção.

Ex-ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Antes de ser aprovado pelo plenário, Figueiredo já tinha sido sabatinado e aprovado pela Comissão de Relações Exteriores. Na ocasião, ele foi questionado sobre vários assuntos, por exemplo, a promoção do comércio entre o Brasil e os Estados Unidos e o enfrentamento da crise financeira internacional.

Luiz Alberto Figueiredo ingressou no Itamaraty em 1980 e, no mesmo ano, iniciou atuação nas Nações Unidas como diplomata-assistente. Durante a carreira diplomática, representou o Brasil em várias reuniões internacionais sobre mudança climática. Ele chefiou ainda as negociações da Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2013, no Rio de Janeiro. Antes de ir para o ministério das Relações Exteriores, Figueiredo ocupou o posto de embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Figueiredo também serviu na embaixada do Brasil em Santiago, no Chile.

Com informações da Agência Brasil e G1