SwissLeaks: Coaf publica lista com nomes de 50 brasileiros suspeitos

Informações publicados nos final dessa semana na imprensa, identificam o nome de 50 brasileiros, da 8.667, que constam nos documentos vazados da agência do HSBC em Genebra em 2008. Os dados vieram à público quando o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, apresentou à CPI do HSBC que 50 de 126 brasileiros ligados a contas da agência do banco na Suíça realizaram transações financeiras com “indícios de ilícitos” nos últimos anos. 

HSBC da Suiça

De acordo com informações do UOL, entre as 50 pessoas foram identificados doleiros, empresários, ex-auditores fiscais, 1 banqueiro do jogo do bicho e 1 apresentador de TV. O documento do Coaf, confidencial, será usado na CPI. As movimentações não estão necessariamente ligadas ao caso HSBC.

O topo da lista dos brasileiros citados no SwissLeaks com mais relatórios do Coaf, é de Chaim Henoch Zalcberg. Em 2005 e 2011, ele foi alvo de operações da PF para desbaratar uma quadrilha acusada de fraudar licitações, evadir divisas e lavar dinheiro. Em seu nome, há 15 RIFs. O mais recente foi aberto em 18.mar.2015, 6 dias depois da reportagem que revelou sua presença nos documentos do HSBC, e encaminhado à PF.

O segundo lugar no ranking dos correntistas com mais “indícios de ilícitos” é de Ailton Guimarães Jorge, mais conhecido como Capitão Guimarães e tido como um dos principais chefes do jogo do bicho no Rio. Contra ele, o Coaf tem 14 RIFs, o último de 20.mar.2015, 1 semana depois de ele aparecer no caso SwissLeaks. O comunicado seguiu para a PF.

Abaixo, a relação dos 50 brasileiros citados nos relatório do Coaf enviado à CPI: 

Da Redação do Vermelho
Com informações do UOL