Galeano alcançou os passos do horizonte e seguiu sem medo

As árvores desse outono de 13 de abril de 2015 desfolharam-se ainda mais tristes sem a presença do mestre Galeano. O filho amado da América Latina que ensinou multidões a pensar voou para outras esferas, deixando um legado de luz através do conhecimento para todo o Ocidente e especialmente para nós, latino-americanos.

Por Fátima Teles*, especial para o Vermelho

Eduardo Galeano

Dilma: morte de Galeano é uma perda para quem luta pela América Latina
na continuam abertas sangrando e seguindo em luta e resistência em busca de desenvolvimento e liberdade. Os filhos da América do Sul veem um novo despontar de Sol a iluminar com as esquerdas à frente de Governos, mas ainda caminhamos cabisbaixos sob o forte comando do neoliberalismo e o neoconservadorismo que ora ressurge em forma de sombra nefasta.

A sociedade aplaude a cultura do ter e da aparência como tu mencionastes em teus escritos e tuas falas. O ser humano vale pelo que tem,cada um tendo um preço ou valor dentro do contexto em que vive ou relaciona-se.

Vivemos correndo em busca de não sei o que e para não sei onde. Estamos nos perdendo em meio ao fetiche do capital, sem saber que o limite do consumo não existe uma vez que o problema não é a falta de ter algo, mas da alma se satisfazer com aquilo que tem e estar feliz como se é sem precisar de acessórios materiais para viver bem e em paz.

A utopia está lá na frente, mestre, como tu disseste.

Precisamos dela, da utopia , para dar sentido a nossa existência, a nossa caminhada terrena .Precisamos sonhar para termos motivo em acordar e lutar diante nossos ideais de vida. Ainda que os passos se afastem ao chegarmos mais perto, continuaremos a dar mais passos, pois tu nos ensinaste a andar no chão e nos céus, pelo pensamento e por isso tu te tornas imortal em nós e na América Latina.

Ficamos mais pobres hoje, mas aprendemos contigo a viver sem medo e assim seguiremos. Disseste que só poderemos nos levantar se soubermos cair, então devemos viver e seguirmos a nossa luta individual ou coletiva sem medo, mas na certeza da aprendizagem para nos tornar melhor e mais seguros.

Obrigada pelo legado de amor a humanidade, de filosofia, sensibilidade e solidariedade.

Obrigada pela luta contra a injustiça social e econômica que nos assola.

Obrigada pelos horizontes da nossa imaginação que tu nos fez sonhar.

Seguiremos nós!

A utopia e o sonho continuam sendo a luz a nos guiar

*Fátima Teles é assistente social

Leia também: 

Morre o escritor Eduardo Galeano
Dilma: morte de Galeano é uma perda para quem luta pela América Latina