SDA e Sejus lançam projeto Mãos que Reciclam

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), lançaram o projeto Mãos que Reciclam, que consiste na capacitação e mão de obra dos detentos para confecção de objetos através de banners recicláveis vindos da SDA.

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira fase, que terá duração de 60 dias, acontece a capacitação dos internos, onde vão aprender técnicas de costura do banner e de acabamento com linha de croché, atendendo encomenda de 300 lixeiras para câmbio de automóvel e 200 pastas para papel ofício A4. Na segunda fase acontecerá a confecção de ecobags e novas pastas e lixeiras, além do aumento do número de internos capacitados.

O projeto surgiu no final de 2014, onde ficou acordado que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário entraria com a doação do material (banners e insumos) e a Secretaria da Justiça e Cidadania com a mão de obra dentro da unidade prisional. O Mãos que Reciclam vem sendo executado pelo Supervisor do Núcleo de Empreendedorismo e Economia Solidária (NEES) da Sejus, Alexandre Pirajá, pela Socióloga da SDA Samara de Paula e pela designer Elane Lima, idealizadora do projeto.

Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o projeto deve expandir para outras secretarias e outros órgãos do governo, pois essa importante iniciativa da SDA vai ajudar os internos da unidade prisional, além de aproveitar o material que iria ser descartado. As lixeiras de câmbio serão aproveitadas nos veículos oficiais da SDA e as pastas nos cursos e capacitações oferecidas pela secretaria.

Fonte: Assessoria da Sejus