Tucanos convocam, mas não comparecem e FHC minimiza ausência em atos

Criticados pelos aliados golpistas por não aparecerem nem para dar um tchauzinho nos atos que convocaram, os tucanos colocaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para justificar a ausência nos atos realizados neste domingo (12), que tiveram baixa adesão.

Fernando Henrique Cardoso

Um dos responsáveis por insuflar a tese de impeachment aos movimentos anti-PT como o Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre, FHC tentou minimizar as críticas. Apesar do presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, ter divulgado pelas redes sociais vídeos chamando para as manifestações, FHC disse que o ato não foi convocado pelos partidos.

“O movimento tem sua dinâmica própria, não foi convocado pelos partidos. Os partidos têm uma responsabilidade institucional. É natural que os movimentos exijam mais e os líderes políticos têm que mensurar, têm que ver o que é possível fazer ou não em cada momento”, disse o tucano.

FHC deu uma de Caetano Veloso e disse que se os partidos fossem para a rua seria mais grave “porque seria tentar instrumentalizar aquilo que não é instrumentalizável”. Aham…

Aécio sumiu

“Estou avaliando a minha presença com muita serenidade. Quem sabe como cidadão eu resolva aparecer?”, disse Aécio durante a semana quando indagado por jornalistas, mas, novamente, não deu o ar de sua graça aos golpistas. Não é a primeira vez que isso acontece. Aliás, desde o fim do segundo turno, quando iniciaram os atos para forçar um terceiro, que Aécio apoia, convoca, mas não aparece.

Fontes dão conta de que o seu plano era estar presente nos protestos apenas se as ruas estivessem tão ou mais cheias do que em março. O que não aconteceu frustrando os tucanos, a mídia e seus aliados.

Para tentar limpar a sua barra, Aécio divulgou nota explicando que não foi para não dar uma "conotação partidária" e que continue sendo um “ato espontâneo”.

Leia também
Oposição golpista e mídia admitem: Impeachment foi derrotado

Do Portal Vermelho, com informações de agências