China intensifica cooperação com países africanos

O chanceler chinês, Wang Yi, se encontrou na terça-feira (14), em Pretória, capital executiva da África do Sul, com a chanceler do país, Maite Nkoana-Mashabane.

Chanceleres do Brasil e da China reforçam parceria estratégica - Reprodução

Depois, em uma entrevista coletiva, Wang Yi disse, ao responder a questões sobre as suas perspectivas para o sexto Fórum de Cooperação China-África, que o país asiático está disposto a intensificar as cooperações com o continente africano em aspectos de industrialização, melhoramento de sistema de saúde pública e salvaguarda da paz e estabilidade da região.

Wang Yi disse que este ano marca o 15º aniversário do estabelecimento do Fórum de Cooperação China-África. “Sob os esforços conjuntos, o fórum já se tornou uma bandeira da união sino-africana e de cooperação entre a comunidade internacional e da África. A China está disposta a melhorar a estrutura geral do fórum, em conjunto com a África, a fim de elevar a cooperação sino-africana a um novo patamar”.

A China vai persistir nos princípios dados pelo presidente Xi Jinping, que são "verdade, prática, fraternidade e sinceridade", e pôr em prática as propostas sugeridas pelo premiê, Li Keqiang, compostas pela cooperação em "seis projetos" e pela construção de "redes rodoviária, ferroviária e aérea" e na industrialização.

Segundo Wang Yi, ele e a chanceler Mashabane já chegaram a consensos sobre as áreas-chave de cooperação bilateral e esperam que os grupos de trabalho reforcem a coordenação e iniciem o mais cedo possível o trabalho de preparação. A China quer publicar um novo livro sobre a sua política para a África para explicar de forma abrangente o novo conceito, a nova ideia e as novas perspectivas da cooperação sino-africana.

O gigante asiático está disposto a elaborar, junto com a parte africana, a Declaração do Fórum e o Plano de Ação. “O governo chinês quer organizar um evento frutífero e recíproco em conjunto com a África do Sul e os demais países irmãos da África, baseando-se no espírito de igualdade na consulta e participação comum na organização do fórum”, acrescentou Wang Yi.

Fonte: Diário do Povo