Crescimento econômico chinês desacelera para 7% no primeiro trimestre

A economia chinesa registrou um crescimento melhor do que o esperado no primeiro trimestre de 2015, quando o produto interno bruto (PIB) se expandiu 7% em termos anuais, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (15).

Econômia chinesa

Os últimos dados contradisseram as previsões do mercado feitas por várias instituições, que indicavam que o crescimento econômico da China no primeiro trimestre cairia levemente para abaixo de 7% devido ao investimento e demanda fracos.

O resultado nos primeiros três meses significa contínua pressão para baixo na segunda maior economia do mundo, pois seu crescimento continuou baixando dos 7,3% registrados no quarto trimestre de 2014.

No entanto, o crescimento satisfez a meta de crescimento anual de cerca de 7% estabelecida pelo governo central chinês para todo o ano 2015. A renda disponível per capita das famílias chinesas cresceu anualmente 9,4% chegando a 6.087 iuanes (US$ 992,3) no primeiro trimestre de 2015. O crescimento foi de 8,1% em termos reais.

A renda disponível per capita dos residentes urbanos atingiu 8.572 iuanes, um aumento anual de 8,3%. Deduzindo a inflação, a taxa foi de 7%. Ao mesmo tempo, a renda disponível per capita dos residentes rurais ficou em 3.279 iuanes, uma subida anual de 10%. Em termos reais, a taxa cresceu 8,9%.

Fonte: Xinhua