Lutar contra a lei da terceirização é questão de honra, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite de quarta-feira (14), ser uma “questão de honra” não deixar aprovar a o Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização. A declaração foi feita durante a abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos (SP).

Danny Glover e Lula: a luta continua

Presidente de honra da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Lula disse que o projeto é uma forma de escravizar a mão de obra brasileira. Ele pediu que os sindicalistas não deixem de lutar pelos direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta nos últimos anos. “Não podemos permitir que a infâmia, o mau-caratismo e a má fé de algumas pessoas destrua o que nós construímos a duras penas nesse país”, declarou o ex-presidente.

Para ele, esse é o momento de “levantar a cabeça outra vez” para defender os trabalhadores, mesmo que seja necessário fazer críticas ao governo. “Temos que conversar e mostrar o que significa a aprovação dessa lei”, defendeu.

Segundo Lula, o diálogo entre os vários setores da sociedade, formalizado durante seu governo e perpetuado no governo da presidenta Dilma Rousseff, deve prevalecer. “O grande legado que deixei foi essa relação que se estabeleceu com a sociedade brasileira”, afirmou.

Lula pediu também que as centrais sindicais e os movimentos sociais defendam a presidenta Dilma e as conquistas dos governos progressistas. “Deixem gritar 'Fora Dilma'; quem tem que gritar ‘dentro’ é o nosso pessoal”, declarou.

Mídia golpista

O ex-presidente criticou a onda de pessimismo perpetrada pela mídia, que influência e prejudica outros setores da sociedade.“Não vamos construir uma nação se continuarmos com esse grau de pessimismo que vemos aí. Por que no Brasil a gente desespera com tanta facilidade? Porque aqui temos um inimigo oculto, que se chama uma parte da imprensa brasileira”, ressaltou.

O ex-presidente também alertou sobre a campanha de difamação contra Dilma liderada por setores da imprensa brasileira e da oposição. Lula disse se tratar de uma “campanha institucionalizada” para criminalizar o PT e a presidenta. “Estão fazendo com a Dilma o mesmo que fizeram comigo”, afirmou.

Ele também defendeu as doações legais do partido: “Quem é que pega dinheiro de pobre para fazer campanha? Vamos investigar de verdade. Ou será que dinheiro tucano veio da quermesse? Por acaso vocês viram algum tucano pegar dinheiro do pastel de feira? É legal o empresário dar dinheiro aqui e em qualquer lugar do mundo. Então veja, se alguém do PT ou qualquer partido político pegou dinheiro ilegal, ele deve ser punido”, defendeu.

Lula ressaltou a urgência dos ajustes elaborados pela presidenta para recuperar o crescimento da economia e o esforço de Dilma para corrigir distorções do passado. “É importante a gente fazer justiça e reconhecer. Tem gente que não sabe viver em adversidade. A Dilma não, ela aprendeu a viver em adversidade. Com 20 anos, estava sendo torturada. E naquele tempo não tinha delação premiada”, ressaltou.

Danny Glover

Presente na cerimônia, o ator e ativista norte-americano Danny Glover elogiou a luta das centrais sindicais no Brasil e a história do ex-presidente Lula, o qual chamou de “meu herói”. “A luta continua”, ensaiou Glover, em português.

O 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT vai até o dia 17 de abril e acontece em Guarulhos.

Veja as imagens do ato publicadas no Instituto Lula.

Leia mais:
Lula e Danny Glover na abertura do Congresso dos Metalúrgicos da CUT

Com informações da Agência PT de Notícias