Luciana Santos se reúne com militantes do PCdoB no Amazonas 

A vice-presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), se reuniu com militantes do partido no Amazonas, neste sábado (18), na Assembleia Legislativa do Estado. Em maio, a parlamentar deve assumir a presidência nacional do PCdoB, atualmente ocupada por Renato Rabelo. Em sua passagem por Manaus, Luciana falou sobre a relevância do Amazonas no cenário político nacional.  

Futura presidente do PCdoB se reúne com militantes no Amazonas - Agência Câmara

“Aqui há toda uma importância estratégica por ser o pulmão do mundo, sendo necessário defendê-lo e evitar que seja explorado de maneira indevida. Há de se ressaltar que é dessa região que provém boa parte de nossa matriz energética, dos componentes que impulsionam a biotecnologia", disse.

Questionada sobre o crescimento do pensamento conservador no país, a deputada disse ele já existia, mas era velado. “Ora ele se apresenta com mais força, ora reduz, mas nunca deixará de existir. É um debate de ideias que precisa ser feito, porque, infelizmente, quando as forças de um pensamento progressista, mais de esquerda, reflui ou sofre revés, é natural que o pensamento conservador ganhe força e até saia do armário. O pensamento conservador existe, mas, sempre é acanhado e, agora, veio com força”, afirmou.

A parlamentar falou também sobre os desafios de sua futura gestão à frente do partido que, neste ano, comemora 92 anos. “Nosso desafio é alcançar a influência do pensamento do nosso partido. Temos uma perspectiva da construção do socialismo no Brasil, mas, como desafio objetivo e concreto, desenvolver um novo projeto nacional de desenvolvimento que passa por reformas estruturantes no Brasil como a reforma da educação, reforma agrária, reforma política e de várias reformas que o país necessita para que o Brasil seja mais inclusivo”, frisou.

Luciana é deputada federal pelo estado de Pernambuco e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2000, foi eleita prefeita de Olinda, sendo reeleita em 2004. Após deixar a prefeitura de Olinda, assumiu o cargo de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco no governo Eduardo Campos, cargo que deixou em 2010 para iniciar seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Fonte: [email protected]