MST mobiliza mais de 15 estados em Jornada de Lutas

Neste ano, a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária do MST se soma ao conjunto das mobilizações da classe trabalhadora em defesa dos direitos conquistados. Foram feitas ações como marchas, ocupações de terra e prédios públicos e trancamento de rodovias em estados como Alagoas, São Paulo, Paraíba e Mato Grosso.

Bandeira do MST - MST

Além da defesa da reforma agrária, o MST também participou dos protestos contra o projeto de lei das terceirizações (PL 4330) e a redução da maioridade penal e em defesa da reforma política, do fim do financiamento privado de campanhas e pela taxação de grandes fortunas.

De acordo com Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, é necessário pressionar o governo para garantir o cumprimento do seu papel na garantia da função social da terra.

"As bandeiras levantadas pelo Movimento dialogam diretamente com as necessidades de mudanças para o avanço da Reforma Agrária, como por exemplo, a Reforma Política. Temos clareza que frente a um congresso extremamente conservador e reacionário, que não representa o povo brasileiro, somente com uma reforma política que impulsione a mudança de sua forma e conteúdo é possível avançarmos, também, na realização da Reforma Agrária", afirmou.

Até o momento foram realizadas 46 ocupações de terras, 17 trancamentos de rodovias, a interdição de 2 praças de pedágio, além de ocupações nas sedes do Incra e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: MST