Aldo defende democratização e universalização das tecnologias digitais

"A universalização da tecnologia deve estar a serviço da sociedade e do desenvolvimento", afirma o ministro da Ciência, tecnologia e Informação, Aldo Rebelo, ao ressaltar a importância da realização do Seminário Brasil 100% Digital que promove a troca de experiências em universalização e inclusão de serviços digitais e serviços de tecnologia e inovação.

Por Joanne Mota

Ministro da Ciência, tecnologia e Informação, Aldo Rebelo,

De acordo com informações do Ministério, o Seminário Internacional Brasil 100% Digital teve início, em Brasília, nesta quinta-feira (23) e está previsto para encerrar nesta sexta-feira (24).

Outra questão apontada por Aldo Rebelo é o papel que a tecnologia pode jogar no campo da segurança nacional. Segundo ele, "o Estado precisa buscar meios para assegurar seus próprios interesses, proteger os interesses da economias e proteger, também, a segurança e privacidade dos cidadãos".

"Naturalmente, a construção de uma agenda para um Brasil 100% digital é mais uma plataforma, um objetivo, um sonho, uma ousadia e uma ambição que esse seminário abraça a partir da nossa própria experiência e a partir das experiências mais enriquecedoras de todo o mundo, que nós tomamos emprestadas para democratizar e universalizar as tecnologias da informação e Comunicação [TICs] para a sociedade brasileira", afirmou o ministro.

Brasil 100% Digital

Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Secretaria Geral e Casa Civil da Presidência da República e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o seminário é a primeira iniciativa para a construção da Agenda para o Brasil Digital, documento que reunirá diretrizes para que o país se torne efetivamente uma nação avançada no uso de tecnologias digitais.

Da Rádio Vermelho