Ensino de qualidade e continuado é prioridade do governo, diz ministro

“Nós estamos vivenciando uma mudança, em que a educação não culmina mais na concessão de um diploma. Entendemos que a atualização educacional se estende ao longo da vida profissional”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (23).

Por Joanne Mota

Ministro da Educação, Renato Janine.

Ao longo da sabatina, o titular da pasta abordou a ampliação do acesso ao ensino superior, o Plano Nacional de Educação e a renovação de matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Janine ainda falou do compromisso do governo em impulsionar o ensino de qualidade da creche à pós-graduação, bem como investir em programas direcionados à educação continuada. Ele também destacou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a principal porta de entrada ao ensino superior de qualidade.

“Neste sentido, o Sisu [Sistema de Seleção Unificada] distribui vagas ao ensino superior público; o ProUni [Programa Universidade para Todos] oferece bolsas de estudo em faculdades particulares; e o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] oferta opções de financiamento estudantil”, relatou.

Plano Nacional de Educação

Janine também ressaltou como prioridade a elaboração de planos estaduais e municipais de educação, que servirão de subsídio para contemplar as necessidades específicas de cada localidade. A data limite para apresentação dos planos segue até 24 de junho.

“Dos 27 estados e o Distrito Federal, três estados [Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão] editaram sob a forma de lei o Plano Nacional de Educação. Os demais estados estão em estágios diferentes de evolução”, informou Janine.

Sobre a participação dos municípios, o ministro afirmou que 71 municípios já determinaram as diretrizes para os planos municipais e sancionaram suas leis. “Temos cerca de 5.500 localidades que estão em estágios diferentes de execução, mas a maioria está em fase de discussão”, ponderou.

Renovação do Fies

O ministro também ressaltou que até 30 de abril estudantes podem realizar a renovação contratual do Fies via sistema eletrônico (SisFies).

O prazo também é válido para os interessados em firmar novos contratos distribuídos em 242 mil novas vagas. “Nós não iremos deixar de conceder o benefício por conta de problemas técnicos, todos terão o financiamento assegurado”.

Até o presente momento, mais de 1,6 milhão de estudantes realizaram o aditamento.

Enem digital

O ministro da Educação também atualizou as informações sobre a implantação do Enem em plataforma on-line. Segundo ele, embora o projeto deva ser adequado aos ajustes orçamentários, a primeira edição do exame em formato digital poderá ser realizada ainda neste ano. “Nós estamos pensando em abrir o Enem on-line sobretudo para os treineiros, já que detectamos um número muito grande de pessoas que prestam o exame com a finalidade de testar seus conhecimentos".

Da Rádio Vermelho