Assentados da reforma agrária recebem apoio para aumentar a renda

Cerca de 60 famílias, que vivem no Assentamento Capela, no munícipio de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, conquistaram mais qualidade de vida e renda com a produção de arroz orgânico. O assentamento da reforma agrária proporciona a infraestrutura que as famílias precisam para produzir. Lá, elas, ainda contam com espaços que asseguram a integração e o bem estar da comunidade.

Arroz orgânico - MDA

As famílias fazem parte da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e produzem, por safra, mais de 20 mil sacas de arroz orgânico, além de criarem suínos e produzirem leite. O arroz é o principal produto comercializado, e a produção é 100% orgânica. “A gente tinha na cabeça que queria produzir um alimento saudável, aí começamos a buscar maneiras de produzir o arroz orgânico. Trocamos experiências com outros assentamentos e, hoje, conseguimos dominar a técnica de cultivo”, explica o agricultor familiar e diretor da Coopan, Airton Rubenich.

Desde o preparo do solo para o plantio até o momento de comercialização, o arroz passa por diversas etapas. Tudo é planejado com antecedência para que haja um manejo adequado e que as próximas safras também sejam garantidas. Parte da produção é vendida para mercados locais especializados em orgânicos e para supermercados de grandes cidades, como São Paulo e Brasília.

Para ampliar a comercialização e aumentar a renda, a cooperativa contou com o auxílio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Segundo o diretor da Coopan, as medidas auxiliaram também na logística da comercialização. “Esses programas nos ajudaram a desenvolver e a melhorar a produção. Assim, a gente consegue fechar o ciclo completo. A gente produz no campo e consegue entregar o produto”, garante.

Infraestrutura

O assentamento conta com uma sede administrativa e uma creche, que acolhe os filhos das agricultoras e agricultores, enquanto os pais trabalham na produção de arroz. Tem também uma cozinha comunitária e um refeitório. Lá, é servido o almoço para todas as famílias. Nos fins de semana, o local dá lugar às festividades da comunidade. A construção de uma quadra poliesportiva já está em andamento.

A expectativa é gerar mais renda e manter os jovens no campo, de acordo com o agricultor e diretor da Coopan, Airton Rubenich. Para isso, os produtores estão investindo na construção de novas casas para os jovens do assentamento, que já constituíram famílias. “Queremos oferecer moradia, renda e qualificação para esses jovens. Estamos apostando neles para aprimorar o conhecimento e superar os desafios”, afirma.

Fonte: MDA