Câmara fará audiência pública sobre despoluição da Baía de Guanabara

A preocupação com a despoluição da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, no próximo ano, levou a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados a programar uma audiência pública para discutir o tema.

Baia de Guanabara - Reprodução

A informação foi dada nesta segunda-feira (27) pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente (PPS), após visita de inspeção ao Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Manete disse que a comissão vai encaminhar requerimento ainda nesta terça-feira para que a audiência publica possa ocorrer já na próxima semana.

Serão convocados o secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa, e o diretor-presidente da Cedae, Jorge Luiz Ferreira Briard. O presidente da Comissão de Turismo admitiu que os membros da comissão ficaram bastante impressionados com o andamento e a qualidade das obras que estão sendo realizadas na Barra da Tijuca.

“Conseguimos ter a exata noção de como estão o andamento das obras e o exato legado que será deixado para o estado. Ficamos satisfeitos tanto com o nível de execução como com o andamento dos trabalhos, e percebemos que não teremos problemas com o cronograma, mesmo tendo como horizonte os eventos testes”.

Na avaliação do parlamentar, o legado deixará para o Rio conquistas importantes e o turismo do estado certamente ganhará muito com o pós-olimpíada e com toda a infraestrutura que está sendo criada.

“Mas uma das preocupações que ainda temos é com relação aos trabalhos de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Baía de Guanabara, por isso faremos uma audiência pública em Brasília, provavelmente já na próxima semana, com o objetivo de discutir o assunto, uma vez que o problema mexe com a imagem da cidade e, por extensão, do país”, ressaltou.

Briard destacou que os membros da comissão saem da visita com uma boa impressão do andamento dos trabalhos e com uma imagem positiva do que vem sendo feito. “Estivemos visitando o Complexo Olímpico, a Vila dos Atletas, tudo dentro do cronograma, muito bem feito. De maneira geral, a impressão que ficou foi muito positiva”, afirmou.

Durante a visita ao Parque Olímpico, os deputados estiveram acompanhados do presidente em exercício da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, para quem a visita deixou os parlamentares bastante impressionados.

“Foi feita uma inspeção nos vários setores do parque e a qualidade do serviço que está sendo feito foi bem aceita por parte dos parlamentares. Parece que eles [os deputados] saíram bastante impressionado com o que viram, com os avanços no que tange ao andamento das obras. Foi uma visita para que eles pudessem tomar contato com o que vem sendo feito o que certamente terá desdobramentos em audiências futuras na própria câmara dos deputados”, disse.

Fonte: Agência Brasil