Edinho Silva: Governo conclui prioridades para infraestrutura no país

O governo concluiu nessa segunda-feira (27) o levantamento de todas as áreas prioritárias para os investimentos em infraestrura no país. Durante uma reunião realizada entre a presidenta Dilma Rousseff e vários ministros, ficaram definidas as prioridades para as áreas de portos, investimentos urbanos (tanto saneamento quanto mobilidade e habitação), comunicação e também de cabotagem.

Edinho: nesta segunda-feira, foram definidas prioridades para as áreas de portos, investimentos urbanos (tanto saneamento quanto mobilidade e habitação), comunicação e também de cabotagem
- Blog do Planalto

As informações foram dadas pelo ministro Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Com isso, informou o ministro, foi iniciada a definição das prioridades, área por área. “O que criou uma agenda de trabalho para cada ministério. Para que possam apresentar, no curto prazo e de forma detalhada, seus projetos. E a presidenta Dilma possa anunciar um plano de investimento para o nosso País já no período de semanas”, afirmou.

Sobre o total de investimentos previstos no plano, o ministro disse que seria prematuro estimar agora esse valor. Segundo ele, a presidenta fez uma primeira reunião, cada área apresentou aquilo que elencou como prioridades e está trabalhando, com muita determinação, para que cada projeto seja definido.

Ele avaliou que as áreas tratadas hoje são importantes para o governo e explicou que “não tivemos condições de ouvir as propostas dos ministros no último sábado”, (25), quando foi iniciado o levantamento, durante um encontro entre a presidenta e os ministros no Palácio da Alvorada, com a participação também de dirigentes de bancos públicos.

Áreas sociais terão prioridade nos investimentos

Em resposta a perguntas sobre a programação orçamentária e prioridades para os investimentos em 2015, Edinho Silva enfatizou que o tema não foi tratado na reunião desta segunda-feira, mas fez questão de frisar que os investimentos sociais serão mantidos. “Não entramos em nenhum debate específico sobre economia”, disse.

Mas ressaltou que a presidenta, “em momento algum, debateu ou considerou a possibilidade de corte nas áreas sociais. Elas não serão atingidas por nenhum corte”, reafirmou. Ele acrescentou que a presidenta também pediu prioridade nas obras estruturantes, aquelas que ajudam o Brasil a superar dificuldades históricas, do ponto de vista logístico, de infraestrutrua, no que diz respeito a escoamento da produção, a facilidade de acesso à população.

“Da mesma forma, também a área de comunicação será priorizada pelo governo e os investimentos dessa área também serão tratados como prioritários”

E acrescentou: “Na reunião de sábado, a presidenta o tempo todo demonstrou preocupação que as obras que têm relação direta com a melhoria da qualidade de vida [da população], do ponto de vista de nós superarmos dificuldades estruturais do nosso País, que muitas vezes penalizam os setores mais empobrecidos”.

Segundo Edinho, Dilma Rousseff pediu para que essas obras tivessem, primeiramente, celeridade. “Segundo, que fosse feito o estudo detalhado, para que a população fosse beneficiada imediatamente. Ou seja, que nenhuma obra fosse entregue e que, por algum detalhe, a população não fosse atendida. Então ela pediu detalhamento, principalmente nas obras hídricas”, exemplificou.

Leia mais:
Dilma reúne ministros para discutir plano de investimentos
Dilma reúne ministros para discutir investimentos e concessões

Fonte: Blog do Planalto