Ângela Guimarães é a nova coordenadora do Plano Juventude Viva
A militante comunista Ângela Guimarães é a nova coordenadora do Plano Juventude Viva, ela exerce também a função de Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude. Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua trajetória política no movimento estudantil em Salvador.
Publicado 29/04/2015 13:11

De 2001 a 2010, fez parte das direções estadual e nacional da UJS e Unegro, , onde protagonizou as lutas contra os aumentos de tarifas e pela aprovação das cotas raciais nas universidades públicas.
Desde 2007, integra o Conselho Nacional de Juventude, do qual é a atual presidenta, e no período 2008-2010 fez parte da primeira gestão do Conselho de Juventude da Bahia.
Na Secretaria Nacional de Juventude, coordenou o processo de construção da 2ª Conferencia Nacional de Juventude como Secretária-Adjunta e agora inicia a coordenação do Plano Juventude Viva, em sua segunda fase.
Plano Juventude Viva
O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O Plano reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.
As ações do Plano Juventude Viva buscam a ampliação dos direitos da juventude, a desconstrução da cultura de violência, a transformação de territórios atingidos por altos índices de homicídios e o enfrentamento ao racismo institucional, com sensibilização de agentes públicos para o problema. Foram pactuadas entre dez Ministérios e Alagoas é o primeiro estado a receber o Plano.
Fonte: UJS