Senado convoca Richa e Francischini para explicar massacre no Paraná

Em declaração ao Portal Vermelho, Ramon Bentivenha, do Coletivo Direito para Todxs, que compõe a assessoria jurídica dos professores atacados no Paraná pelo governo de Beto Richa, informou que a Comissão de Direitos Humanos do Senado convocou o governador tucano e o secretário de Segurança Pública do estado, Fernando Francischini, para explicar a repressão policial contra os professores do Paraná.

PM agride professores no Paraná

De acordo com Bentivenha, o Senado agendou os depoimentos para esta quarta-feira (6). Também participarão da audiência representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), e da Federação Nacional dos Jornalistas.

De acordo com informações do Senado, a iniciativa é da senadora Gleisi Hoffmann (PT), que esteve em Curitiba junto com o senador Roberto Requião (PMDB), no dia da votação do projeto de lei para reunião com a liderança do governo e a presidência da Assembleia numa tentativa de negociar o adiamento da volta da proposta ao plenário.

"Vamos defender com todas as nossas forças os direitos daqueles que sempre contribuíram para terem garantia de se aposentar. Se não conseguirmos impedir a tempo esse desvio, pelo menos queremos que o governador responda pelo crime de improbidade administrativa e também por irresponsabilidade fiscal", diz Gleisi.

Veja também:
Cronologia da barbárie: os tucanos e a violenta métrica da repressão
Por Joanne Mota, do Portal Vermelho