Professor Eduardo Vasconcelos é eleito presidente do Sinpro

 

Com 191 votos contra 175, a vitória na disputa acirrada foi da chapa 1: Sou professor e exijo respeito e o professor Eduardo Vasconcelos foi eleito o novo presidente do Sinpro; na vice-presidência, o professor Nivaldo Mota.

Há mais de um ano o sindicato já havia vencido a gestão que permanecia com o mesmo grupo de dirigentes há quase duas décadas. Mesmo com o processo eleitoral atrasado, houve muita dificuldade de realizar as eleições, visto que por várias vezes, o mesmo foi ameaçado a ser mais uma vez adiado ou ignorado. Há mais de um mês, entretanto, as eleições foram convocadas e duas chapas se inscreveram: uma, a chapa composta pela mesma diretoria que dirige o sindicato de modo não participativo e outra de oposição, a chapa que reunia em seu corpo professores com desejo de mudança e muitas propostas de ações.

As eleições movimentaram a crescente categoria de professores da rede privada de ensino, que tinham como objetivo eleger uma gestão que represente a classe.

Foram três os locais de votação: a sede do Sinpro (no Farol), o IBAMA (no Farol) e o Iate Clube (Pajuçara), mas houve também uma urna itinerante, que passou pelas escolas da região do Tabuleiro, na capital.

"Queremos dar início a este movimento tão necessário em Alagoas, que é o movimento de valorização dos professores e valorização da educação, com benefício direto de nossos alunos e de nossa sociedade", disse o novo presidente Eduardo Vasconcelos ao falar aos companheiros após dado o resultado, "nossa gestão será participativa, de atenção e dedicação integral às demandas da categoria".

O Sinpro é o segundo maior sindicato de professores de Alagoas. Mas ainda assim, o número de professores filiados não corresponde com a representatividade da categoria e nem chegou no interior, onde não existe presença do sindicato. De acordo com o vice-presidente recém eleito, Nivaldo Mota, essa é também mais uma mudança que ocorrerá: "faremos esse sindicato crescer, ser forte, democrático, ativo, participativo, combativo e de real representatividade".
A votação ocorreu na sexta-feira 08 de maio.

Por Mariana Moura