Inácio Arruda conhece pesquisas da Embrapa Agroindústria Tropical

Novas possibilidades de parceria entre a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) foram sinalizadas na última quinta-feira (07/05). Em visita à Embrapa Agroindústria Tropical, o titular da pasta, Inácio Arruda, disse enxergar possibilidade de atuação conjunta com órgãos vinculados à Secitece e envolvendo outras instituições de pesquisa e extensão que atuam no Ceará.

Para o secretário, essa aliança é fundamental para que a Ciência e Tecnologia gerem Desenvolvimento e Inovação. “Não se tem hoje uma cultura de C&T com desenvolvimento. É meio separado. O que deu mais certo nessa linha foi a Embrapa”, explicou. Inácio elogiou a aplicação de recursos de emendas parlamentares da bancada cearense no fortalecimento da estrutura da Unidade da Embrapa. “É motivo de satisfação perceber que tudo o que foi construído está funcionando”.

O secretário adjunto, Francisco Carvalho, e o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, também participaram da vista e percorreram junto com Inácio Arruda três dos 14 laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical: Processos Agroindustriais, Tecnologia da Biomassa e Multiusuário de Química de Produtos Naturais. Os visitantes conheceram pesquisas com alimentos funcionais, novos materiais e princípios ativos de plantas e microorganismos dos biomas brasileiros.

O chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, explicou que a multifuncionalidade da agricultura fez com que a Embrapa ampliasse seus desafios. Hoje a empresa precisa viabilizar soluções tecnológicas não só para alimentos, mas também para as áreas de saúde, nutrição, agroenergia, novos materiais e serviços ambientais. “O grande desafio é conciliar o avanço do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, as políticas públicas e o empreendimento privado ou social”, disse. Ele completou que a articulação com parceiros como a Secitece e suas vinculadas é muito importante para que a Embrapa cumpra sua missão.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, acredita que em muitas áreas, como a de pesquisa com o biodiesel, seja possível realizar estudos em parceria com a Embrapa, compartilhando equipamentos e pessoal. Também participaram da visita a diretora técnica do Nutec, Ieda Nadja Silva Montenegro, o diretor de Empreendedorismo e Negócios do Nutec, José Neiva Pontes Júnior e o gerente de química do Nutec, Jackson Malveira.

Fonte: Assessoria de Inácio Arruda