Intercâmbios na pauta da visita de delegação chinesa ao Recife 

Uma delegação chinesa da cidade de Chengdu (成都) composta de seis membros foi recebida pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, na manhã desta sexta-feira (15). Além de protocolar, a visita tratou preliminarmente do estabelecimento de intercâmbio cultural e educacional e a formalização de um futuro irmanamento entre o Recife e Chengdu. 

Intercâmbios na pauta da visita de delegação chinesa ao Recife - Foto: Audicéa Rodrigues

O grupo era formado pelos senhores Ao Xigui, chefe da delegação, e Jin Zuodi, ambos do Congresso Popular Municipal; Zheng Tianqu, do Comitê Permanente do Congresso do Povo de Pixian, condado de Chengdu; Zhong Laizhao e Wang Minju (intérprete), ambos do Escritório de Relações Exteriores da China em Chengdu; e Tao Xiaoping, do Comitê Permanente do Congresso do Povo do Distrito de Wuhou.

Do Recife, além de Luciano, participaram do encontro o chefe de gabinete do vice-prefeito, Tadeu Lira; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Roseana Amorim; o secretário executivo de Tecnologia na Educação (PCR), professor Francisco Luiz dos Santos; e o secretário do Gabinete de Representação em Brasília, Gustavo Maia. Na pauta, a perspectiva do apoio chinês à instalação no Recife de um Centro de Inteligência e a realização de intercâmbios tecnológico e cultural para estudantes e profissional para funcionários da Prefeitura do Recife, proposta pelos visitantes.

Ao se despedir da delegação, Luciano reiterou a satisfação em recebê-los, bem como o compromisso de visitar Chengdu, a partir da formalização do convite oficial. "A exemplo da cidade de Guangzhou, nós poderemos estabelecer relações de irmanamento com Chengdu. Penso, que sempre é possível explorar oportunidades de intercâmbio. Ao visitar Guangzhou, por exemplo, soube que o primeiro planejamento urbano foi realizado após visitas de técnicos chineses a cidades como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro. Ou seja, a despeito das enormes diferenças entre Brasil e China, a troca de experiências é sempre útil", afirmou o vice-prefeito.

Em seguida, a delegação chinesa foi recepcionada com almoço. Na sobremesa, guloseimas da culinária pernambucana, como o tradicional bolo de rolo e goiabada com queijo coalho assado na chapa.

Cidades irmãs

Chengdu está localizada na parte ocidental da China e é Capital da Província de Sichuan. Tem cerca de 5 mil habitantes. Apesar de ser uma cidade muito antiga, pois já existia no século V a.C., é hoje um ativo polo econômico e cultural do país.

Em dezembro de 2013, Luciano recebeu a visita de outra delegação chinesa desta vez da cidade de Guangzhou (Cantão), cidade-irmã do Recife desde 2007. Além de Guangzhou, o Recife tem cooperação de irmanamento com as cidades do Porto (Portugal) e Nantes (França).

Audicéa Rodrigues
Do Recife