Dilma reúne ministros para avaliar cortes no Orçamento
A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se neste domingo (17), no Palácio da Alvorada, com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Eles chegaram no Alvorada por volta das 15h30. A reunião terminou por volta das 19 horas.
Publicado 18/05/2015 08:39
De acordo com a Agência Brasil, o objetivo da reunião foi avaliar os cortes no Orçamento para o cumprimento do ajuste fiscal anunciado pelo governo.
O governo tem até o fim desta semana para anunciar o valor do contingenciamento orçamentário e onde serão efetuados os cortes que possibilitarão cumprir o ajuste fiscal pretendido. Com esse esforço, o governo pretende criar condições para que, a partir de 2016, o país volte a crescer.
A expectativa é que esse corte no Orçamento da União oscile entre R$ 60 bilhões e R$ 80 bilhões. Por regra, o contingenciamento precisa ser anunciado no prazo de 30 dias contados a partir da sanção presidencial ao Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. O bloqueio das verbas valerá até o final do ano.
Os cortes deverão ser anunciados nesta semana. Enquanto não forem publicados, vale o decreto que limita os gastos discricionários (não obrigatórios) entre janeiro e abril aos montantes gastos nos mesmos meses de 2014.
Segundo o Blog do Planalto, nesta segunda-feira (18), a presidenta Dilma Rousseff participa de reunião de coordenação política, às 9 horas, no Palácio do Planalto. Logo depois, ela assina o contrato de concessão da Ponte Rio-Niterói, localizada na BR 101, no Rio de Janeiro. A cerimônia está prevista para as 11 horas. No final da manhã, às 11h30, a presidenta recebe o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também no Palácio do Planalto.