Seminário discute desafios da inclusão nos países latino-americanos

Os desafios enfrentados pelo Brasil e por outras nações latino-americanas para a superação da fome e das desigualdades sociais vão ser a temática do Seminário Internacional Sistemas de Proteção e Inclusão Social na América Latina, que será realizado em Buenos Aires, Argentina, nesta quinta-feira (21).

Bolsa Família

O objetivo é desenvolver uma ampla rede vinculada à assistência social, à transferência de renda e aos programas de segurança alimentar e nutricional e de geração de oportunidade para inclusão produtiva.

O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Helmut Schwarzer, participa de dois debates.

Ele expõe os resultados do Programa Bolsa Família na mesa Autoridades de Sistemas de Proteção e Inclusão Social e Programas de Transferência de Ingressos na América Latina. Em outro painel o secretário explica como funcional o sistema de avaliação do programa de complementação e renda.

Reconhecido internacionalmente, o Bolsa Família recebeu em 2013, em Doha, no Catar, o I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social, concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês).

A ISSA é a principal organização internacional voltada à promoção e ao desenvolvimento da seguridade social no mundo, atuando na produção de conhecimento sobre o tema e no apoio aos países para a constituição e aprimoramento de seus sistemas de proteção social. A organização tem filiadas 330 organizações em 157 países.