Urariano Mota: A onda conservadora e o assalto às escolas brasileiras

Nesta sexta-feira (22), o colunista da Rádio Vermelho, Urariano Mota, tece justas críticas ao movimento conservador que se instalou no Congresso Nacional de Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O jornalista pernambucano alerta: "os conservadores, unidos na extrema-direita, disputam no congresso o troféu de quem é o autor das maior barbárie.

Da Rádio Vermelho

Urariano Mota: A onda conservadora e o assalto às escolas brasileiras

Durante sua reflexão, Urariano Mota comentou o que está por trás dos projetos de lei 867/2015 e 1411/2015, de autoria dos deputados federais Izalci Ferreira (PSDB/DF) e Rogério Marinho (PSDB/RN), respectivamente.

O primeiro, aponta o colunista, inclui entre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional o “Programa Escola Sem Partido”, ou seja, fica vedada, em sala de aula, a prática de qualquer discurso político ou de cunho ideológico. O segundo, prevê detenção de três meses a um ano, mais multa, se houver a alegação de "assédio ideológico", por parte ds alunos. "Imaginem o grau de chantagem e calúnia que se arma contra os mestres realizada por filhinhos de papai relapsos e preguiçosos", ressaltou Urariano.

Ele alerta que "esses projetos, essas disputas, há quem os considere bobagens, idiotices. Mas isso não é uma besteira. É mais que besteira. Lembro que Hitler, no começo, também não era levado sério. Por isso insisto: esses assaltos à inteligência, à civilização de humanismo e humanidades tem que ser levado a sério, muito a sério, a peito e inteligência".

E completou: "Quem pensou que essa Câmara dos Deputados de Eduardo Cunha havia chegado ao fundo do poço com a proposta de terceirização geral do mundo do trabalho, se enganou. Saiba que estamos dando uma volta total no relógio da história. A direita nacional está saudosa e em marcha contra o Brasil".