Leci Brandão: Defender a Petrobras é defender o povo brasileiro

Foi criada, a partir da iniciativa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB/SP), nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de Defesa da Petrobras. De acordo com informações da assessoria da parlamentar a proposta contará com a participação de 35 deputados estaduais de treze partidos diferentes.

Leci Brandão: Defender a Petrobras é defender o povo brasileiro - Foto: Assessoria da deputada Leci Brandão

O ato, que ocorreu no plenário Paulo Kobayashi, na Alesp, contou com a presença do ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, e os prefeitos Carlinhos Almeida, de São José dos Campos; Jonas Donizete, de Campinas; e Marcio Rosa, de Cubatão; e do ex-presidente do PCdoB Renato rabelo.

Durante momento de fala, a Leci Brandão ressaltou que “a ideia surgiu diante de todo esse processo contra a Petrobras. A mídia tem falado de forma exaustiva, e a gente sabe que tem muitos agentes políticos que já vieram a público para dizer que a Petrobras tem que acabar, tem que ser privatizada etc. A gente sabe que isso é uma questão muito mais partidária do que de preocupação com qualquer direito”.

“Uma coisa é tentar condenar quem pega dinheiro da empresa, outra é condenar os trabalhadores dessa empresa”, disse. E acrescentou que que defender a empresa, o intuito da frente parlamentar é o de defender os trabalhadores, que ficam cada vez mais sujeitos a demissões e à precarização, à medida em que avança a campanha de difamação contra a companhia.

“Eu sou uma pessoa, pela minha história de vida, que sempre defendeu os mais desfavorecidos. É uma frente bem mais em defesa dos trabalhadores da Petrobras. Milhões de pessoas ficariam desempregadas [com uma possível mudança no modelo de partilha], e essas pessoas não tem nada a ver com o desvio financeiro que houve”, explicou Leci.