Congresso dá início à campanha salarial dos trabalhadores dos Correios
Trabalhadores dos Correios realizaram entre os dias 30 de maio e 1º de junho do IV Congresso da Federação Interestadual de Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Findect), realizado em São Paulo.
Publicado 05/06/2015 15:58

O evento deu início a Campanha Salarial 2015/2016 da categoria que reúne seis sindicatos: Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Durante dois dias os delegados e delegadas debateram a cobrança extraordinária do Postalis, PLR, conjuntura política e econômica, questões raciais, da mulher, LGBTS, assistência médica, segurança, entre outros temas de relevante importância para os ecetistas.
O economista do Dieese, Ilmar Ferreira da Silva, trouxe dados comparativos da inflação, ganhos reais, distribuição de renda, poder de compra, dos últimos anos, mostrando a desaceleração, e até “um esfriamento da economia brasileira”. Segundo Ilmar, nas Negociações Coletivas que já aconteceram em 2015 (entre janeiro e maio foram 100), o resultado foi de aumento real de 1,5%.
O economista afirma, ainda, que o ICV-DIEESE (índice de custo de vida) indica um reajuste necessário para repor perdas, considerando o período de agosto/14 a Abril/15, de no mínimo 7,47%, e de 8,9% no período de agosto/14 a Julho/15.
Os dirigentes também expuseram as demandas para o nosso eixo de campanha salarial e contribuíram com propostas que serão consideradas no documento final que deve ser entregue à ECT.