Dilma deve se reunir com ministros para discutir concessões

A presidenta Dilma Rousseff deverá se reunir, no neste domingo (7), no Palácio da Alvorada, com ministros da equipe econômica, da área de infraestrutura e da coordenação política para definir os detalhes do Plano de Concessões em Infraestrutura e Logística.

Reunião Dilma ministério

O pacote de concessões, que será lançado na próxima terça-feira (9), em cerimônia no Palácio do Planalto, visa aumentar os investimentos nas áreas de infraestrutura e logística, com concessões em aeroportos, portos e rodovias.

Nas próximas semanas o governo deve anunciar também o Plano Nacional de Exportações, o Plano Safra da Agricultura Familiar e a terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida.

As reuniões de planejamento aos domingos têm marcado o segundo mandato da presidenta Dilma. Os ministros da equipe de infraestrutura, como Edinho Araújo (Portos), Eliseu Padilha (Aeroportos) e Antônio Carlos Rodrigues (Transporte), além de Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), da equipe econômica, participam das reuniões que definem as concessões, valores esperados e modelos de financiamento.

O governo já adiantou que vai conceder os aeroportos de Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) à inciativa privada. Porém, nas negociações entre os ministros, decidiu-se incluir o terminal de Fortaleza (CE).

Já no caso das ferrovias e hidrovias, a expectativa é que as hidrovias fiquem de fora do plano de concessões a ser lançado na próxima terça. O lançamento das concessões para o setor deve ocorrer em separado.

Reuniões do governo com empresários chineses, durante a visita do primeiro-ministro Li Keqiang, foi manifestado o interesse da China em investir em algumas ferrovias brasileiras, como o trecho conhecido como Transoceânica, que ligaria o litoral sudeste do Brasil ao Peru, de forma a facilitar as exportações e importações da América Latina para o país asiático.