Simpósio Nacional discutirá realidade do setor da saúde no Brasil 

Para discutir o setor de saúde no Brasil, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vai reunir especialistas, parlamentares e autoridades do setor no Simpósio Nacional de Saúde, que será realizado nos dias 17 e 18 deste mês, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Simpósio Nacional discutirá realidade do setor da saúde no Brasil

Na quarta-feira (17), a mesa de debates com o tema “SUS: Compromisso Constitucional e Relações Econômicas e Sociais” abre o evento, reunindo o ministro da Saúde, Arthur Chioro; o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann e representantes do Conselho Nacional de Saúde e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), na discussão sobre o papel do Estado, a natureza pública dos serviços e modelos de gestão.

No mesmo dia, à tarde, é a vez das discussões em torno do tema “Formação e Relações de Trabalho”, com a participação de Lelio Bentes Correa, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Clement Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese; Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, e Heider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Na quinta-feira (18), pela manhã, a mesa de debates aborda “Política Industrial: Superação da dependência externa, inovação, assistência farmacêutica e acesso universal”. Devem participar o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; representantes da Fiocruz e dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também participa dessa rodada, a Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina).

Também na quinta-feira, à tarde, haverá discussão do tema “Financiamento: pacto federativo e novas fontes”, com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa; a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes; o coordenador Nacional do Movimento Saúde +10, Ronald Ferreira dos Santos e representantes de entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretaria nacionais de Saúde (Conasems), além do Curso de Especialização em Direito Sanitário.