Rodada de licitações para exploração de petróleo e gás é autorizada

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta terça-feira (9), nota, informando que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou resolução autorizando a realização em outubro da 13ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo e Gás Natural.

Segundo a ANP, o leilão ocorrerá nos dias 7 e 8, quando serão ofertados 266 blocos exploratórios, totalizando área de 125.045,9 quilômetros quadrados (km²). Desse total, 182 blocos estão localizados nas bacias terrestres do Amazonas, de Parnaíba, do Recôncavo e Potiguar e 84 nas bacias marítimas de Sergipe-Alagoas, Jacuípe, do Espírito Santo, de Campos, Camamu-Almada e Pelotas.

Serão ofertadas ainda 11 áreas inativas com acumulações marginais, nas bacias do Recôncavo, Tucano Sul, Paraná, Barreirinhas, Potiguar e Espírito Santo, totalizando área de 58,4 km².

A maior parte das reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado as atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores.