PT faz campanha de arrecadação online apenas de pessoas físicas

Com o tema “Seja Companheiro” e com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT lançou, nesta sexta-feira (12), a sua campanha de arrecadação online que receberá doações apenas de pessoas físicas, a partir deste sábado (13). A campanha reforça a proposta de pôr fim ao financiamento empresarial de campanha.

Lula lançamento campanha arrecadacao PT - Instituto Lula

De acordo com o site do PT, a primeira contribuição simbólica foi garantida pelo ex-presidente Lula. A propaganda diz: “O Brasil precisa de você. E o PT precisa de você. Faça sua doação”. 

“Nós decidimos não receber recursos empresariais para financiar as atividades do PT. É preciso que criemos condições para financiar nossas ideias, nosso partido”, defendeu Falcão.

Para o ex-presidente Lula, este é um momento histórico para o PT, que retoma algumas bases. No lançamento, ele relembrou as campanhas de 1982 e 1989, quando a legenda arrecadava recursos com vendas de camisetas e adesivos, por exemplo.

“Nós temos de depender de nós. É muito importante o partido voltar a fazer o que ele já soube fazer muito bem”, defendeu.

“Os tempos mudaram, mas eu acho que aquele tempo a gente fazia PT com mais intensidade do que a gente faz hoje”, disse.

O valor mínimo para doação é de R$ 25 e o máximo, de R$ 5 mil. O pagamento das doações deverá ser feito por meio de cartão de crédito, em transação online. Ao efetuar a contribuição ao PT, os doadores receberão uma carteirinha de “companheiro oficial” para imprimir.

De acordo com o secretário de Finanças do PT, Márcio Macedo, é preciso pensar em uma nova forma de arredação para a legenda, que decidiu não mais receber contribuições de empresas privadas.

“O PT tomou uma decisão séria, de não aceitar doações empresariais e nós precisamos substituir essa receita. Essa nova receita conta com a contribuição dos militantes”, explicou.

“E um momento muito importante, que demonstra a vitalidade da nossa militância e do nosso partido”, avaliou Macedo.