25º Cine Ceará traz pré-estreias de filmes nacionais e estrangeiros

A capital cearense se dedica ao cinema a partir desta quinta-feira (18), quando começa o Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema. O evento comemora 25 anos ininterruptos de atividade com homenagem ao cinema espanhol e com pré-estreia de importantes títulos nacionais e internacionais. Até o dia 24, serão exibidos 60 filmes (entre longas e curtas-metragens) de oito países. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos começa nesta terça-feira (16).

Cena do filme O clube - Divulgação

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem já começa na abertura do Cine Ceará com o chileno O Clube, do diretor Pablo Larraín, ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim. O diretor do festival, Wolney Oliveira, fala com entusiasmo da importância que o Cine Ceará adquiriu até chegar ao Jubileu de Prata. “A primeira edição do evento, em 1991, ainda se chamava Vídeo-Mostra Fortaleza. Nessa época existiam três, quatro ou cinco festivais no país. Hoje, nós temos mais de 200 eventos audiovisuais e o Cine Ceará é um dos principais ao lado de Brasília, Gramado e São Paulo.”

Ele ressalta o prestígio do evento além-mar e na América Latina, a partir da mudança, em 2006, que o tornou um festival ibero-americano. Um reflexo disso é o fato de o filme O Clube ter escolhido o Cine Ceará para estrear no Brasil.

Entre os nove longas-metragens que concorrem ao troféu Mucuripe, sete fazem suas pré-estreias mundiais no Cine Ceará, como os brasileiros Real Beleza, de Jorge Furtado; Cordilheiras do Mar, de Geneton Moraes Neto; o português Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, e o cubano A Obra do Século, de Carlos Machado Quintela, feita em coprodução com a Alemanha, Argentina e Suíça.

O cinema cearense ganha espaço nas mostras Olhar do Ceará, que exibirá 13 curtas-metragens produzidos no estado, e Melhor Idade, que exibirá o campeão de bilheteria Cine Holliúdy, do cearense Halder Gomes. Além das exibições, haverá o seminário Mercado Audiovisual Cearense (MAC), com debates sobre financiamento e distribuição de produções. Wolney Oliveira ressalta o caráter de formação do evento. “O festival sempre incentivou o tripé produção-formação-difusão. Os festivais, e em especial o Cine Ceará, são pontos de encontro para o desenvolvimento de projetos, onde você articula coproduções. Essa é uma ideia que a gente incentiva.”

Assista ao trailer em espanhol do filme chileno O Clube: