Agricultores de Minas Gerais buscam aprender método pedagógico

Dando continuidade ao processo de formação político-sindical, a Fetaemg (Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais) realizou, em Belo Horizonte, o segundo módulo do curso com foco na construção do método pedagógico.

Agricultores da Fetaemg - Fetaemg

“Nesse módulo trabalhamos o materialismo histórico-crítico. Pegamos elementos da própria vivência dos sindicalistas, para, a partir daí, apresentarmos elementos científicos para melhoria de sua ação sindical. Durante o curso trabalhamos isso didaticamente, ou seja, como colocar esse método em prática numa sala de aula, num ambiente formativo”, explica a diretora de comunicação do Centro de Estudos Sindicais (CES), Kátia Gaivoto.

O curso se estrutura em cinco módulos que acontecerão ao longo do ano. Toda a parte pedagógica é coordenada pelo Centro de Estudos Sindicais (CES), que por meio da sua escola nacional, presta assessoria de planejamento estratégico para entidades sindicais.

De acordo com Kátia, o projeto da Fetaemg busca, num outro momento, a formação regional e municipal colocando em prática o método pedagógico construído durante o curso, que poderá ser adaptado de acordo com as especificidades de cada região.

A expectativa é que, ao término dos cinco módulos do curso de formação político sindical, seja criado o grupo de formadores de Minas Gerais, levando em conta a realidade do Estado, sem desconsiderar as especificidades das regiões.

“A ideia é que esses formadores estejam preparados, com conhecimento científico, com concepções e método que o Movimento Sindical defende, para poderem, em ambiente formativo, passar o conteúdo de forma segura e tranquila, levando ao trabalhador o conhecimento da realidade para melhorar a ação sindical naquela região ou município.

O segundo módulo do curso teve início com uma conferência sobre “A Pedagogia Histórico-Crítica e o papel da transformação da educação” ministrada pela pedagoga mestre em supervisão escolar e doutora em História e Filosofia pela PUC-SP, Nereide Saviani.