Margaridas do Norte marcham na capital amazonense

As margaridas em marcha fizeram uma grande manifestação na tarde desta quarta-feira (17) em Manaus, no Amazonas. Trabalhadoras rurais de toda a região Norte que participaram da Jornada temática de Políticas Públicas para Mulheres – que também aconteceu nesta semana em Manaus – mostraram para a sociedade manauara a força das margaridas da região.

Marcha das Margaridas em Manaus - Contag

"Foi um momento de diálogo com a sociedade, no qual pudemos explicar para a população o que é a Marcha das Margaridas e o que ela significa não apenas para o meio rural, mas para a vida das mulheres de todo o país e do mundo. Foi um ato político importante, que encerra as Caravanas na região Norte", afirma a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Alessandra Lunas.

A Caravana levanta os principais temas de luta das mulheres rurais: a questão agrária, a luta contra qualquer tipo de violência e discriminação, contra práticas machistas, luta por políticas públicas de educação e saúde que evitem a evasão de jovens mulheres para os meios urbanos, produção sustentável, segurança e soberania alimentar e agroecologia.

As Caravanas das Margaridas das Águas e das Florestas são oportunidades para qualificar cada vez a pauta das mulheres rurais e representam o fortalecimento crescente da mobilização para a 5ª Marcha das Margaridas, onde são tratadas pautas fundamentais baseadas na realidade de cada estado.