Projeto permite a mulheres prestar serviço militar 

O projeto de lei de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que permite às mulheres fazer a opção pelo serviço militar, foi aprovado na manhã desta quarta-feira (17) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. 

Projeto permite a mulheres prestar serviço militar

Segundo a autora, o projeto é uma ação afirmativa e pretende dar às mulheres a oportunidade de participar ou não da realização do serviço militar e, a partir da experiência, extrair lições de cidadania. A escolha deverá ser feita pela mulher no mesmo prazo legal previsto para os demais brasileiros.

A Procuradora Especial da Mulher no Senado disse que a reivindicação é das próprias mulheres e afirma ter ouvido segmentos de mulheres de diversas áreas das Forças Armadas para elaborar a proposta.

“A proposta de tratar o tema da equidade entre os gêneros no serviço militar busca dotar homens e mulheres de igual visibilidade, poder e participação em todas as esferas da vida privada e pública. Certamente um grande ganho para toda a sociedade”, conclui.

O projeto será encaminhado à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para apreciação em caráter terminativo.