Patrus reafirma compromisso com integração regional durante 23ª Reaf

Na abertura oficial da 23ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) no Mercosul, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias reafirmou compromisso do povo brasileiro com a integração dos países da América Latina e do Caribe. “A Reaf vem incorporando países que ainda não integram ou integravam o Mercosul, assim, a Reaf é pioneira na busca por uma maior integração política, social e cultural entre esses países”, disse o ministro.

Patrus Ananias na Reaf - Paulo Henrique Carvalho/MDA

O evento, realizado nesta quarta-feira (17), reuniu 200 representantes dos países membros associados e convidados do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile e Equador.

Patrus, que presidiu a reunião, afirmou que a integração se dá a partir do desejo de desenvolver a agricultura familiar na região, mas que os países têm encontrado um problema comum. “Uma das travas, uma das dificuldades maiores que temos para construirmos nossos destinos está no fato de que, com algumas exceções, não conseguimos ainda efetivar o princípio da função social da propriedade”, apontou o ministro.

Durante o evento, as autoridades responsáveis pela agricultura familiar no Mercosul assinaram uma declaração sobre governança da terra, considerada fundamental pelo ministro. “Antes de saber desse tema, lançamos, em janeiro deste ano, um desafio à sociedade brasileira para promover um grande debate sobre a questão da terra. Esse é um desafio fundamental, um compromisso que temos com as gerações futuras”, salientou.

A 24ª Reaf será realizada no Paraguai, no segundo semestre de 2015.

Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar

Criada em 2004, a Reaf é reconhecida como espaço de diálogo político entre os governos e a sociedade civil e como ambiente de cooperação em políticas públicas para a agricultura familiar.
A Reaf acontece a cada semestre, antecedida por duas sessões nacionais realizadas em cada país. As discussões ocorrem em quatro grupos temáticos, de gênero, juventude, acesso à terra e facilitação do comércio.

Em 2014, o Brasil assumiu a Presidência pro tempore do Mercosul, cabendo ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), juntamente com a Secretaria Técnica da Reaf, conduzir as atividades do primeiro semestre de 2015.