Livro sobre revolta de Formoso e Trombas será lançado em Goiás

O livro “A revolta camponesa de Formoso e Trombas”, da professora Maria Esperança Fernandes Carneiro que será lançado nesta terça-feira (23) às 17 horas, na PUC-Goiás (em Goiânia), é dessas obras cujo valor transcende o mero registro histórico de um importante acontecimento da história do Brasil. A obra é um mergulho na essência de um ponto crucial das relações sociais brasileiras, a questão agrária.

Livro que analisa revolta de Formoso e Trombas será lançado em Goiás

Já no capítulo inicial, Maria Esperança, doutora em História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), analisa a expansão do capitalismo na agricultura e a luta pela terra, demonstrando que as tensões provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo no país foram sentidas com intensidade no campo.

Utilizando como referencial teórico as obras de Karl Marx, Karl Kautsty, José de Souza Martins, Maria Nazareth B. Wanderley e Francisco de Oliveira, ela percorre as metamorfoses dos trabalhadores rurais, desde a sua expropriação até a sua proletarização como pessoas “livres” para vender a sua força de trabalho ao capitalismo.

No capítulo seguinte, Maria Esperança estuda o processo de acumulação de capital no Brasil e no estado de Goiás, a base para a compreensão da acumulação de forças que chegou à revolta de Fomoso e Trombas. Para a autora, o processo histórico de ocupação do estado de Goiás pode ser dividido em três fases: a conquista do território e o descobrimento das minas auríferas; a crise de preços do café no mercado externo a partir de 1897; e a modernização da grande propriedade.

Esses fatores confluíram para formar o cenário que a luta de Formoso e Trombas se desenvolveu, descrito com precisão de detalhes por Maria Esperança. A partir daí, ela apresenta o desenvolvimento da lua, liderada pelo camponês José Porfírio, e o papel do Partido Comunista do Brasil (à época com ma sigla PCB) na direção do movimento.

O livro é uma reedição revista e atualizada da tese de mestrado de Maria Esperança, defendida em 1982 na Universidade Federal de Goiás (UFG) e publicada, época, pela editora da instituição. Trabalhando atualmente no Departamento de Pedagogia da Educação da PUC de Goiás, ela fez uma apresentação para essa segunda edição, comentando pontos importantes sobre o tema desde a publicação da primeira edição.

Serviço
Lançamento do livro “A revolta camponesa de Formoso e Trombas”, de Maria Esperança Fernandes Carneiro, publicado pela Editora Anita Garibaldi em parceria com a Fundação Maurício Grabois.
Data e horário: 23 de junho, terça-feira, às 17h.
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-Goiás (área VI).
Endereço: Rua 227, quadra 66, nº 3669, setor Leste Universitário (em frente à Escola de Enfermagem e Nutrição da UFG).