Rodoviária Novo Rio será modernizada para Olimpíadas 2016

O consórcio que administra a Rodoviária Novo Rio anunciou na terça-feira (23) a entrega das obras de melhorias do terminal para o início de julho. O investimento, de aproximadamente R$ 3 milhões, é do próprio consórcio, grupo da iniciativa privada, com apoio do governo do estado. Os recursos serão destinados à modernização do setor de embarque inferior. O objetivo é estar com o terminal todo revitalizado até os Jogos Olímpicos de 2016.

Rodoviária Novo Rio será modernizada para Olimpíadas 2016

Segundo a porta-voz do Consórcio Novo Rio, Beatriz Lima, "na primeira fase da obra, fizemos uma grande reforma na parte superior de embarque e instalamos o sistema de ar-condicionado, implantamos um sistema de TV com informações dos embarques e desembarques, instalamos duas praças de alimentação e outras melhorias."

Infraestrutura

A terceira fase das obras, que será concentrada no piso inferior, inclui a climatização e modernização com novo sistema de iluminação e instalação de novos sanitários. Também haverá um sistema de comunicação visual trilíngue, com reforço na comunicação para a pessoa com deficiência visual, por meio de mapas táteis. Em novembro de 2014, a rodoviária recebeu o Selo Ouro da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que avalia a acessibilidade em pontos turísticos da cidade e pontos de embarque e desembarque nos meios de transporte público.

O número de assentos destinados a idosos, gestantes e deficientes físicos também será ampliado. Serão mil novos lugares, sendo 13% reservados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, ultrapassando os 10% previstos na Lei Estadual 6.969/2015.

Outras modificações previstas são a instalação de 25 câmeras de segurança, totalizando 80 equipamentos até o início dos Jogos Olímpicos de 2016. Em julho, serão instaladas portas duplas, automáticas, no principal acesso ao terminal, na Avenida Francisco Bicalho, como forma de aumentar a segurança interna.

Também haverá uma antecâmara para dar aos seguranças uma visão melhor da movimentação na entrada de pessoas e para preservar o ambiente climatizado.

Segundo informações do consórcio, a meta é instalar painéis de energia solar e melhorar a oferta de sinal de internet, com a implantação de um sitema de wi-fi mais rápido. Além disso, será ampliado o número de lojas no piso inferior e a fachada do terminal será modernizada.