Incra cria mais dois assentamentos na Bahia

A Bahia contará com dois novos assentamentos da reforma agrária. As áreas vão beneficiar, pelo menos, 36 famílias de trabalhadores rurais. As portarias de criação dos projetos, que somam 816,7 hectares, foram publicadas pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (29).

Assentamento na Bahia - Incra

Um dos assentamentos é o Santa Rita I, no município de Casa Nova, no território do Sertão do São Francisco. A área, com 410,4 hectares, tem capacidade mínima para receber 20 famílias de trabalhadores rurais. Já no município de Una – território do Litoral Sul – a constituição do projeto de reforma agrária Santa Tereza do Guarani 1, que tem 406,3 hectares, permitirá assentar, no mínimo, 16 famílias.

CadÚnico

As famílias que vão viver e a produzir no Santa Rita 1 já foram cadastradas pelo Incra e orientadas a se inscrever no CadÚnico da prefeitura de Casa Nova, para integrarem o Brasil Sem Miséria.

Já as famílias que vão morar no assentamento de Santa Tereza do Guarani 1 serão cadastradas pelo Incra nos próximos 15 dias. Elas também precisam inscrever-se no CadÚnico.

Potencialidades

A terra onde está o assentamento de Santa Rita 1 é favorável para cultivo de culturas permanentes de frutas como manga e caju e também de subsistência – a exemplo de milho, feijão e mandioca –, além de criação de gado, caprinos e ovinos. As famílias também poderão implantar projetos de apicultura.

Na área do assentamento Santa Tereza do Guarani 1 já existe lavoura de cacauicultura. Segundo o perito federal agrário Iderval Nolasco, que realizou o laudo de avaliação, o imóvel rural é cortado por córregos e tem potencial para a implantação de um sistema agroflorestal com cacau, açaí, banana, seringa, coco anão e café.