Flávio Dino mobiliza universidades para atuarem no programa Mais IDH
Aldeias Altas pode se destacar pela cultura do camarão; São João do Sóter, pela produção de hortifrutigranjeiros; Afonso Cunha, com o artesanato. Essas foram as primeiras vocações regionais levantadas pela Universidade Estadual do Maranhão nos municípios do Plano de Ações Mais IDH.
Publicado 02/07/2015 15:11

Temas como esses foram discutidos em reunião no Palácio dos Leões, nesta quarta (1º), entre o governador Flávio Dino e representantes das Instituições de Ensino Superior e Técnico que atuam no Maranhão com o objetivo de incrementar a produção e a renda nos municípios mais pobres do Maranhão.
Ao reunir reitores e pró-reitores dos principais centros acadêmicos e universitários do Estado, o Governo busca reunir informações e pesquisas que possam contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. “Os professores e alunos do Ensino Superior têm a inteligência e o conhecimento que o nosso estado precisa para se desenvolver. Contamos com o envolvimento da comunidade acadêmica em um programa que, além de ser do governo, é um programa que conta com a mobilização de toda a sociedade”, disse o governador Flávio Dino.
O governador, em mais uma rodada de reuniões, estimulou os principais centros produtores de conhecimento do Maranhão a engajarem-se no combate às desigualdades sociais. Para o governador, esse é o tema mais importante do Estado, que possui os piores indicadores socioeconômicos do país. O objetivo é alcançar um esforço conjunto entre Poder Público e entidades da sociedade civil, para promover o desenvolvimento econômico com inclusão social.
Para o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Costa, ao compartilhar suas experiências, as instituições de ensino contribuem com ideias capazes de mudar a realidade dos municípios maranhenses. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Fernando de Carvalho, destacou a expertise e responsabilidade da Universidade em participar dos projetos que promovam o desenvolvimento do Maranhão.
Estavam presentes na reunião os secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular); Delma Andrade (Turismo); Márcio Honaiser (Agricultura); Simplício Araújo (Indústria e Comércio); Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia); Adelmo Soares (Agricultura Familiar); o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; o diretor do Sebrae, João Martins; pró-reitores e representantes da Ufma, Uema e Iema.