Reunião da ONU na Rússia analisa criação do Estado palestino

A Reunião Internacional das Nações Unidas em Apoio à Paz Israelense-Palestina analisa em sua segunda sessão plenária os esforços mundiais para alcançar uma solução baseada na criação de dois Estados.

Palestina

Inaugurada nesta quarta-feira (1º/7) sob um lema alusivo a esse pré-requisito como via de conseguir paz e estabilidade no Oriente Médio, o foro presta especial atenção à principal aspiração do povo palestino.

O temário da jornada convoca os palestrantes a reviver a agenda da constituição da Palestina como Estado independente e a promoção diplomática de seu reconhecimento sobre a base do império da lei.

Igualmente, prevê-se debater sobre os esforços para implementar a Iniciativa de Paz Árabe e o papel dos diferentes formatos impulsionadores desse objetivo, incluídos o quarteto sobre o Oriente Médio – Estados Unidos, ONU, Rússia e União Europeia -, as nações da Liga Árabe e a Organização para a Cooperação Islâmica.

Falará na conferência Alla Chaínskaya, membro executiva do Comitê e da Mesa do Congresso do partido israelense Meretz.

Também se pronunciará o professor Alexánder Vavilov, do Departamento de Serviço Diplomático e Consular da Academia da chancelaria em Moscou.

A plenária avalia os próximos passos das Nações Unidas em relação ao conflito israelense-palestino.

Cinco especialistas de alta qualificação discutem as iniciativas recentes no Conselho de Segurança e o papel dos Membros Permanentes, entre os quais está Estados Unidos, cada vez em uma posição mais incômoda por seu respaldo a Israel, apesar da agressiva política de Telavive em relação ao povo palestino.