Para 2016, PCdoB terá candidaturas nas cidades de Contagem, BH e Betim

Na manhã do último sábado (04/07), a capital mineira sediou o 3º Encontro Macrorregional do PCdoB da Grande BH e Região Central de Minas. O encontro reuniu de cem pessoas, entre lideranças dos movimentos sociais, vereadores, prefeitos e pré-candidatos de 22 cidades mineiras para tratar do projeto eleitoral que visa a ampliação e o fortalecimento do PCdoB nas próximas eleições municipais.

Foto 1 Encontro Macrorregional BH - Mariana Viel

Na abertura, o secretário de Organização, Richard Romano, destacou os desafios do partido diante do atual cenário político nacional. “No ano que vem teremos a batalha das eleições e vamos disputar nas maiores cidades do estado. O nosso partido precisa acumular forças, ter mais presença, mais representatividade. Precisamos eleger mais prefeitos e vereadores pelo PCdoB. Só assim teremos um partido melhor preparado para enfrentar esse momento perigoso de instabilidade da política brasileira, de um cenário golpista”, alertou Richard, lembrando sobre as manobras recentes da direita contra o mandato da presidenta Dilma.

Após a abertura, a deputada federal Jô Moraes fez questão de enaltecer a atuação da juventude em Brasília, que através da mobilização da União da Juventude Socialista (UJS), junto às diversas entidades estudantis, protagonizou uma importante resistência em favor do Brasil contra a redução da maioridade penal no Congresso Nacional, na terça-feira passada. “A UJS foi decisiva e combativa ao influenciar no debate da redução da maioridade penal, encabeçando uma campanha junto à UBES, UNE, CNBB e um conjunto de fóruns e associações para se posicionar sobre um fato que determina o futuro da juventude brasileira”, destacou Jô.

Com uma atuação parlamentar que sempre se posicionou a favor dos movimentos feministas que buscam maior participação da mulher na vida social e política do país, a deputada ainda disse que “é absolutamente indignante a campanha feita contra a presidente Dilma, contra as mulheres do Brasil por aquele adesivo indigno que estava sendo vendido e sinalizava um ‘estupro’ da presidenta. É uma das coisas mais nojentas registradas na história desse país. Façamos um protesto contra a mais indigna campanha que a oposição somada à mídia e parte do setor judicial está promovendo contra a nossa democracia”, posicionou a deputada diante da platéia.

Um PCdoB mais forte nas próximas eleições
Diante da estratégia de fortalecer e crescer o partido em todo estado, promovendo disputas majoritárias nas principais cidades de Minas, o presidente estadual do PCdoB-MG, deputado federal Wadson Ribeiro, destacou que o partido na região metropolitana terá candidaturas a prefeito em Belo Horizonte, como pré-candidatos Jô Moraes e Mário Henrique Caixa, Contagem, com Carlin Moura como pré-candidato à reeleição, e Betim, com a pré-candidatura do deputado estadual Geraldo Pimenta. “A forma que temos de contribuir com um Brasil que avança, defendendo os direitos dos trabalhadores é mostrar a cara do PCdoB, o jeito do PCdoB administrar, como estamos fazendo em Contagem”, destacou Wadson.

Em encontro com a presidente Dilma Roussef em Brasília durante a última semana, o prefeito de Contagem, Carlin Moura, celebra o fato do município que tem o PCdoB à frente da administração estar entre as 300 cidades brasileiras que receberão a tocha olímpica, que começará com caminhadas em maio de 2016, durante 100 dias, até o acendimento da pira olímpica no Maracanã. Para Carlin, “Contagem é contemplada num momento propício de reconhecimento de grandes feitos: é a cidade que tem o maior programa de acolhimento de moradores em situação de rua e dependência químicas, que inaugurará em agosto, no mês de aniversário do município, o maior pronto-socorro de sua história, a UPA JK, juntamente com a inauguração do conjunto habitacional da Barraginha, lugar onde em 1987 sofreu um soterramento que provocou a morte de 37 pessoas e desabrigadas mais de 300 famílias”.

Nesse encontro, também estiveram presentes os deputados estaduais Geraldo Pimenta e Ricardo Faria e militantes representantes das cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete, São Gonçalo do Rio Abaixo, Igarapé, Ribeirão das Neves, Itabira, Sabará, Ibirité, Esmeraldas, Caeté, Sete Lagoas, Itabirito, São Joaquim de Bicas, João Monlevade, Santa Luzia e Sarzedo,.