PCdoB Contagem tem uma das maiores conferências municipais do Brasil

No último dia 16 de novembro, o PCdoB Contagem promoveu no Hotel Actuall a maior conferência do partido já realizada na cidade, com a presença de mais de 600 militantes e que reelegeu Pedro Amaral como presidente. Essa foi uma das maiores conferências realizada no país, qunado foram eleitos 35 dirigentes, com 30% de renovação, e a vice-presidência ficou com a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Silvinha Dudu. Segundo o secretário sindical do Comitê Central do partido, Nivaldo Santana. 

Participaram da reunião 300 delegados, além de convidados e autoridades como os deputados estaduais, Ricardo Faria e Geraldo Pimenta, e federais, Jô Moraes e Wadson Ribeiro. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Contagem, João Guedes; os vereadores Rogério Marreco, Paulo Prado, Jair Tropical e Arnaldo de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, as presidentes da União Brasileira de Mulheres de Contagem (UBM), Maria José Chioddi, e da Federação das Entidades Comunitárias e Populares do Município de Contagem (Fecon), Adriana Souza, e o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Contagem (Umes), Lucas Guedes.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, apresentou o balanço de seu governo até o momento. Segundo ele, a gestão tem promovido a amplitude política, além de cumprir os compromissos assumidos com a população. Tem enfrentado ainda os problemas da cidade, especialmente, na mobilidade urbana, saúde e segurança e priorizado a participação popular e transparência de governo. Estas quatro marcas norteiam o governo do PCdoB em Contagem. “Governamos a cidade com 24 dos 25 partidos existentes. Temos ótima relação com os 21 vereadores da Câmara Municipal, que têm nos ajudado a aprovar os projetos importantes para os contagenses. Já realizamos nossos principais compromissos com a população, como a reabertura da Funec, que hoje está em primeiro lugar na aprovação do Enem entre as escolas públicas de Minas”.
Carlin Moura também falou sobre a reabertura dos restaurantes populares, a construção da Trincheira do Itaú, que é a maior obra de mobilidade urbana dos últimos 30 anos, e os investimentos em programas sociais, que foram ampliados em sua administração.

A Participação Popular, por meio do Planejamento Participativo, os gabinetes itinerantes, as conferências municipais e o apoio aos conselhos, também foram destaque em seu discurso. “Governamos ouvindo as pessoas. A conferência do PCdoB tem toda a coerência, porque em momentos de crise, o partido busca soluções, que são o aumento dos investimentos na cidade”.
Nivaldo Santana, que também representou a direção nacional do PCdoB, falou sobre o momento do país. “O Brasil vive uma grave crise econômica e política. No entanto, o partido tem atuado, firmemente, na busca por soluções que retomem o desenvolvimento econômico e promova a defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”.

Presente na conferência, o deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, destacou a importância de Contagem para o partido. Ele ressaltou ainda sobre a importante vitória de Pimentel para o governo de Minas e os avanços que devem ser realizados pelo governo. “Precisamos sinalizar mais claramente para as forças políticas, sociais e produtivas de Minas, com medidas mais arrojadas. Faz-se necessário consolidar um governo de coalizão e apresentar um projeto que altere a matriz de desenvolvimento de Minas”.

O presidente reeleito do PCdoB Contagem, Pedro Amaral, lembrou sobre o crescimento do partido, que ampliou o número de filiados em 95%. “De 2010 para 2014, crescemos a votação em 134% para deputado estadual e 24% para federal. Construímos uma federação de entidades comunitárias, enraizadas na cidade, e retomamos com força o nosso trabalho com a juventude, por meio da UJS e da Umes”, afirmou.