Olimpíada de Matemática: 542 internos da Fundação Casa estão na final

Um grupo de 542 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em 81 centros da Fundação Casa vai participar da segunda fase da 10ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorre neste sábado (13).

542 internos da Fundação Casa disputarão final da Olimpíada de Matemática - G1

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

O número selecionados para esta edição é 13% maior em relação ao ano passado. quando houve 297 jovens.

As provas são dissertativas, ocorrem a partir das 14h30 (horário de Brasília), e serão aplicadas nas salas de aula de 81 centros socioeducativos localizados na capital, região metropolitana e no interior paulista. Todas as unidades da fundação são vinculadas às escolas da rede estadual de ensino.

Os resultados da segunda fase serão divulgados no dia 1 de dezembro. Os 6.500 jovens com maiores pontuações na segunda fase da Olimpíada receberão medalhas, divididas em 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze.

Os medalhistas também receberão Bolsas de Iniciação Científica Jr. e poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (Picme), quando estiverem matriculados no ensino superior. Além disso, 46.200 participantes receberão também certificados de menção honrosa. Os professores, as instituições de ensino e as secretarias municipais de educação também receberão prêmios.

Ao total mais 18 milhões de alunos de 46.698 escolas do país todo se inscreveram na 10ª Obmep. Para participar, os estudantes devem estar matriculados da 6ª a 9ª série do ensino fundamental e nos três anos do ensino médio de escolas públicas. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

Veja a lista completa dos premiados edição por edição