Berzoini defende investimentos para garantir internet a todos

"O poder público precisa fomentar a expansão de infraestrutura para garantir a todos os brasileiros o acesso à internet com qualidade e preço baixo". A declaração foi dada nesta quinta-feira (9) pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, durante visita às instalações do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz de Iguaçu (PR).

rICARDO BERZOINI - Foto: Gerardo Lazzari/RBA

O ministro se reuniu com Jorge Samek, diretor-geral de Itaipu, e outros dirigentes da hidrelétrica para discutir parcerias entre o Ministério das Comunicações e a binacional. A principal delas é o acordo de cooperação, firmado em dezembro de 2014, que prevê a criação de um polo para atração de data centers no parque tecnológico.

"A internet é uma das novidades dos últimos 25 anos em termos de democratização da comunicação. É pulverizada, interativa e depende de apenas um pequeno investimento individual. Agora, para que as pessoas possam usar a rede, o poder público precisa ampliar a infraestrutura". Berzoini destacou os investimentos do governo em programas de inclusão digital, no Programa Nacional de Banda Larga e os incentivos dados ao setor privado.

Pelo acordo com o Ministério da Comunicação, a responsabilidade pela criação do Programa de Incentivo a Data Centers é da empresa Itaipu Binacional, bem como realizar estudos de viabilidade de energia elétrica para os projetos selecionados e oferecer espaço físico para a implantação dos data centers no Parque Tecnológico de Itaipu. O objetivo é transformar o parque em uma referência para a interconexão e integração da infraestrutura de telecomunicações no Mercosul e na América Latina.

"Itaipu tem vocação para sediar data centers porque tem resolvidos bem os três aspectos fundamentais para que eles funcionem: um grande terreno regularizado, energia elétrica barata e de qualidade e abundância de água para resfriar os equipamentos", explica Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações.

Instalações

Berzoini também conheceu as instalações da usina e do parque tecnológico, dentre elas as áreas que devem ser destinadas ao polo de data centers, bem como as atividades do Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente de Itaipu, o mob-i http://projetomob-i.com.br/. O programa realiza pesquisa, desenvolvimento e experimentação de soluções tecnológicas e modelos de negócios para a industrialização de novas soluções de mobilidade.

Outro tema tratado durante a visita foi a articulação para a inclusão de mais municípios do Paraná no Programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. Atualmente, 17 municípios paranaenses já foram selecionados nas duas etapas do programa. O Cidades Digitais leva uma rede de fibra óptica aos municípios, que interliga órgãos públicos e oferece pontos de acesso livre à internet para a população.