Rede de Médicos Populares é apresentada em congresso de Medicina

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares foi apresentada, nessa semana durante o 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que ocorre entre os dias 8 a 12 de julho, em Natal (RN).

Moradores do interior do país relatam mudanças com "Mais Médicos" - GIOVANNI SÁ / FAROL DE NOTÍCIAS / PE

A atividade contou com a participação de mais de 100 pessoas. A partir de uma análise de conjuntura do país e da saúde, a Rede foi apresentada como uma proposta de espaço articulador da unidade do campo progressista na categoria médica.

“A Rede de Médicas e Médicos Populares nasce da necessidade de se fazer um contraponto à ofensiva conservadora também no setor saúde e tem como missão ajudar a tecer um campo de unidade em defesa do SUS [Sistema Único de Saúde] e do direito à saúde do povo brasileiro”, destacou o médico de família Stephan Sperling, que participa das articulações para formação do grupo.

Ele aponta ainda que a Rede reconhece as atuais políticas de saúde, a exemplo do Mais Médicos, como marcos importantes para conquistas populares, mas destaca que é igualmente necessário avançar com novas lutas.

No final deste mês, a proposta da Rede será novamente apresentada no Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).