China crê em condições para acordo nuclear com Irã

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse, nesta segunda-feira (13), em Viena, que há condições para chegar a um bom acordo nuclear com o Irã, defendendo que “não se deve atrasar mais”.

Wang Yi ministro das relações exteriores da China

“A China acredita que nenhum acordo pode ser perfeito e que já estão reunidas as condições para que possamos chegar a um bom acordo,” declarou Wang Yi ao chegar ao hotel onde se reúnem, há 17 dias, as grandes potências mundiais na tentativa de fechar o dossiê nuclear com o Irã. "Acreditamos que não pode haver mais atrasos,” frisou.

As declarações do chefe da diplomacia chinesa surgem um dia após participantes das negociações em Viena terem advertido que o acordo entre o Irã e os países do Grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas – Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China – e a Alemanha) não deve ser finalizado nas próximas horas devido ao número de páginas e à complexidade do documento.

O Irã negocia com o grupo um acordo de fiscalização do programa nuclear que as potências ocidentais suspeitam ter fins bélicos e que Teerã garante ser de natureza estritamente civil e científica.