Com produção de alimentos, Brasil atrai visitantes à Expo Milão 2015
O tema da Expo Milão 2015, “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”, parece ter sido criado especialmente para o Brasil, afirma o presidente da Apex, David Barioni Neto, que participou da organização do pavilhão nacional na Feira Mundial deste ano. Talvez isso explique o grande sucesso do estande brasileiro, eleito pela mídia italiana como um dos cinco melhores do evento e chegando à casa de 1.100 visitantes por hora, diz ele.
Publicado 13/07/2015 15:37
Uma das principais atrações da Expo foi justamente uma rede montada no pavilhão brasileiro, simbolizando a ligação do agronegócio, passando pela agricultura familiar, pela tecnologia da Embrapa e chegando aos dados que mostram que o Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos, contou David.
Outro destaque foi o Fome Zero, programa que hoje é referência mundial em segurança alimentar e vem servindo de inspiração para diversos países implantarem sistemas semelhantes. A presidenta Dilma Rousseff visitou o estande brasileiro no sábado (11).
O pavilhão também foi utilizado para fazer eventos de negócios, coordenados e bancados, em parte, pela Apex. O objetivo é aumentar as exportações brasileiras para o continente europeu, inclusive a Itália. E também para a captação de investimentos.
“Tivemos um importante evento, em conjunto com o Sebrae, sobre sustentabilidade, não somente do agronegócio, mas também em sentido mais amplo, com a apoio da universidade de Milão. Realizamos também eventos de captação de negócios e reunidos mais de 50 empresários italianos que têm interesse em investir no Brasil, basicamente em algumas áreas como produtos de medicina, setor automobilístico, semicondutores, energias renováveis e produtos médicos”, relatou o presidente da Apex.
Dom Pedro II levou Brasil à Expo pela 1ª vez
O Brasil tem uma longa história e uma grande tradição com a Expo Universal, conhecida em inglês como World Fair, que foi criada em 1851. E logo em 1862 o Brasil já participou pela primeira vez da exposição, por uma decisão de Dom Pedro II.
“Foi Dom Pedro II que colocou o Brasil na Expo Universal, justamente para mostrar que o país estava começando a se industrializar, que tinha tecnologia. Ele tinha uma visão espetacular, de colocar o Brasil já no mapa do mundo”, disse David Barioni Neto.
Desde então, a feira tem tido edições históricas, como a de 1889 em Paris, da qual o Brasil também participou, que deixou, como marco, a Torre Eiffel. “Para você ver como a Expo tem importância, especialmente no continente europeu, que tem uma tradição tremenda em relação à feira”, acrescentou Barioni.
Segundo ele, a atual edição reuniu 145 países em quase seis quilômetros de feira, praticamente todas as nações de economia pujante e em desenvolvimento do mundo.