Comunidade científica se reúne na 67ª reunião da SBPC

A comunidade científica brasileira está reunida, a partir desta segunda-feira (13), na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, com foco na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Este ano o tema do encontro é Luz, Ciência e Ação, em homenagem ao Ano Internacional da Luz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Comunidade científica se reúne na 67ª reunião da SBPC - Reprodução/ SBPC

Cientistas renomados compartilham conhecimento sobre o universo, diferentes tipos de energia, nanotecnologia, robótica e tudo o mais que se pode imaginar, além de atrações culturais e grandes exposições de ciência e tecnologia para todas as idades.

Entre os temas debatidos, estão, “A teoria da relatividade geral: 100 anos depois”, “Instalações nucleares, risco e desenvolvimento no cenário atual do Brasil” e “A contribuição do trabalho dos físicos médicos na medicina – Presente e Futuro”.

Cortes na pós graduação

Durante a  abertura da reunião, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu das mãos de estudantes uma carta com pedidos de manutenção de investimentos nas pesquisas no país. A entrega ocorreu nesta segunda-feira (13), na conferência do ministro na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos (SP), onde Rebelo afirmou que sua área não será “sacrificada” com a crise e anunciou que até o fim de agosto entregará à presidente Dilma Rousseff uma proposta de uso de parte do Fundo Social do pré-sal.

No documento, os alunos pediram que as bolsas de pesquisa sejam reajustadas anualmente e universalizadas e que os cortes no Ministério da Educação e no MCTI sejam revertidos. De acordo com o Ministério do Planejamento, o corte na pasta de Rebelo foi de R$ 1,88 bilhão, reduzindo o orçamento de R$ 7,3 bilhões para 5,4 bilhões.

O encontro vai até o próximo sábado (18) e programou 241 atividades como conferências, mesas-redondas e minicursos, além de grandes exposições que mostram os principais projetos da ciência brasileira. As atividades contam com a participação dos principais pesquisadores do país, além de gestores do sistema estadual e nacional de ciência e tecnologia.

Para mais informações, basta acessar o site do evento.