Atenas: Manifestações eclodem próximo ao prédio do parlamento
Várias manifestações estão acontecendo na Praça Syntagma, no centro de Atenas, próximo ao Parlamento da Grécia. Estima-se que cerca de 12 mil pessoas estejam participando dos atos de protesto.
Publicado 15/07/2015 17:08

Segundo reporta a imprensa local, os manifestantes, que pedem a recusa pelo governo das novas medidas de austeridade econômica propostas pela troika (BCE, FMI e Comissão Europeia), estão usando coquetéis Molotov para afastar as forças policiais presentes no local.
Os tumultos estão sendo registrados pelas câmeras do canal de televisão grego Skai, instaladas na praça (veja abaixo).
De acordo com a imprensa, a polícia tenta dissipar os manifestantes com uso de gás lacrimogênio e granadas de efeito moral.
Os protestos provocaram o fechamento do comércio e interditaram avenidas centrais do centro de Atenas. A segurança do prédio do Parlamento foi reforçada com cerco policial.
O clima, de acordo com jornalistas que cobrem a política local, é de decepção. No Twitter, a jornalista Leticia Álvarez escreveu: “há dez dias se manifestavam na praça Syntagma pelo NÃO, agora o fazem para parar um terceiro resgate, com antidistúrbios, me lembra 2012. (…) Estão [os deputados] votando medidas para um resgate quando se passou anos na praça protestando contra o mesmo. Trágico”, ressaltou.